Wi-Fi 7: Saiba o que vem por aí com a próxima transformação do Wi-Fi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Wi-Fi 7

O Wi-Fi 7 é designado como 802.11E, que foi projetado para operação multibanda/multicanal e fornecimento de espectro mais alto com maior eficiência de energia, mitigação de interferências, capacidade de densidade maior e melhor custo-benefício.

No final de 2021 foi anunciado o WiFi 6E, conhecido como Wi-Fi killer ou extended, versão mais recente do Wi-Fi 6, que oferece a capacidade de aproveitamento da banda de 6 GHz para operações de Wi-Fi não licenciadas.

A despeito desse fato, há um novo Wi-Fi pronto para competir e desbancar as versões anteriores, com a promessa de maior largura de banda e latência mais baixa.

A sétima geração de Wi-Fi é chamada de Wi-Fi Extremely High Throughput (Wi-Fi de taxa de transferência extremamente alta, numa tradução livre), devido à sua velocidade de 30 Gbps, praticamente o triplo da velocidade do W-Fi 6.

Promete usar mais espectro de rádio, tornando-o mais rápido. Como sua taxa de transferência é o dobro, o tamanho do canal passa de 160 MHz, do Wi-Fi 6, para 320 MHz.

Além disso, vai suportar canais de 160+160 MHz, 240+180 MHZ e 160+80 MHz, combinando blocos de espectro que não sejam contíguos.

Os padrões do Wi-Fi 5 eram empregados ​​para suportar 256-QAM, enquanto os padrões Wi-Fi 6 suportavam 1024-QAM, com capacidade de transporte de dados 25% maior.

Essas características fizeram com que o projeto do Wi-Fi 7 considerasse suporte a 4096-QAM, o que significa um aumento da taxa de transferência de quase 20%.

Conheça mais sobre os serviços da Apexo

Os recursos do Wi-Fi 7 são os seguintes:

Padrões IEEE                                              802.11E

Taxa máxima de transferência                 30 Gbps

Banda de frequência                                 2,4 GHz, 5 GHz, 6 GHz

Protocolo de Segurança                           WPA3

Largura de banda do canal                       até 320 MHz

Modo de modulação                                  4096-QAM, OFDMA

MIMO                                                             16*16 UL/DL MU-MIMO

Permitindo novas experiências e novas possibilidades de uso com o Wi-Fi 7

O Wi-Fi 7 vai aumentar não somente o desempenho de aplicativos atualmente utilizados, como também vai tornar possíveis novas experiências.

Experiências de XR imersivas e realistas exigem vídeos de qualidade excepcionalmente alta, com taxas de atualização muito altas, que precisam de velocidades e largura de banda igualmente altas.

Além disso, a rede precisa de capacidade extrema para suportar muitos usuários utilizando os aplicativos simultaneamente.

Jogos em nuvem, jogos sociais e metaverso são aplicativos adicionais que irão testar os limites da tecnologia sem fio e para os quais o Wi‑Fi 7 vai oferecer um desempenho amplo.

Nas redes corporativas, a inteligência e o valor estão chegando ao limite. A nuvem de borda é um componente fundamental para a transformação digital corporativa.

A baixa latência e a largura de banda que o Wi-Fi 7 pode disponibilizar, mesmo em cenários de maior densidade e de alto tráfego, se tornarão vitais para muitos aplicativos que são críticos para as empresas.

O Wi-Fi 7 está destinado a se tornar rapidamente um pré-requisito para suportar os casos de emprego de alto tráfego, como escritórios, locais de entretenimento, dentre outros.

Para as empresas, beneficiará os aplicativos da Internet das Coisas (IoT) e IIoT, como automação industrial, vigilância, controle remoto, AV/VR e outros baseados em vídeo.

Os usuários finais verão o benefício em jogos AV/VR.

Na área médica, o Wi-Fi 7 será usado de forma significativa em locais distantes para realizar operações por robôs e máquinas, em caso de emergência, principalmente porque fornece latência muito baixa e largura de banda alta.

Ao contrário dos padrões anteriores, o Wi-Fi 7 é um salto tecnológico enorme, é compatível com as versões anteriores e considera outros espectros, como 2,4G, 5G e 6G. Com os novos canais de 320 MHz haverá menos largura de banda e suporte a mais canais.

Saiba mais: What is Wi-Fi 7? Everything You Need to Know

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site