Top 5 benefícios do Wi-Fi 6 e 3 desafios que ele não resolverá sozinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
benefícios do Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6, novo padrão wireless 802.11ax, ajuda a dimensionar o ambiente sem sacrificar o desempenho dos usuários, com otimização do acesso da largura de banda para sensores, scanners e dispositivos de IoT.

Conheça os serviços da Apexo

5 benefícios principais

  1. Aumentar a capacidade do AP, suportando IoT e dispositivos móveis
    Vários recursos tornam o Wi-Fi 6 adequado às demandas de IoT. Normalmente, usuários têm estação de trabalho, dispositivo móvel e acessório inteligente, ou outros, se forem da manufatura. O uso de voz sobre IP (VoIP e vídeo para comunicação em tempo real aumentou exponencialmente, sendo necessário o uso sem instabilidade de áudio/vídeo.
  2. Maior largura do canal
    Canais de 5 GHz agregam canais de 20 MHz em 40 MHz e 80 MHz, com velocidades maiores. Com Wi-Fi 6 é possível alcançar canais de 160 MHz, com AP único. Vários APs a 160 MHz geram interferências. Wi-Fi 6 em ambientes com vários APs apresenta melhorias comutando automaticamente entre 20, 40, 80 e 160 MHz, se o ambiente permitir.
  3. Compartilhamento mais eficiente de largura de banda.
    O Wi-Fi 6 suporta mais antenas, usando configuração máxima, permitindo comunicação simultânea, com velocidades maiores. Padrões e APs antigos eram limitados a um usuário. Se esse fizesse um download pesado, os outros usuários sentiriam. Além do aumento de velocidade para padrões 802.11n e 802.11ac, devido à melhor codificação e modulação de sinal, o Wi-Fi 6 modula melhor usando OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), melhoria relevante do padrão 802.11, unindo usuários/dispositivos para otimizar largura de banda.
  4. Wi-Fi sleeping
    Wi-Fi 6 permite que dispositivos fiquem “dormindo” (sleeping) quando não estiverem sendo usados, liberando a largura de banda.
  5. Compatibilidade com versões antigas
    Padrões 802.11ac, n, g, b e a são suportados e dispositivos compatíveis podem ser utilizados, embora devam ser testados previamente com AP único.
    Padrões desatualizados, especialmente o 802.11b, criam gargalos críticos e não utilizam o Wi-Fi 6 plenamente.

3 desafios que o Wi-Fi 6 não resolve sozinho

  1. Cobertura
    APs mais potentes não propiciam melhor cobertura, que indica seu alcance, resultado da potência de transmissão determinada pelo domínio regulatório do país e definida por canal, entre 2,4 e 5 GHz. Em instalações que usam antenas internas num AP, a potência máxima não pode exceder valores ditados pelo domínio.
    Diferentes APs não devem ter potências de transmissão diferentes nos modelos da mesma linha de produtos. Com potência de transmissão limitada e praticamente igual, o que torna um AP melhor? Alguns APs oferecem streams que melhoram a velocidade.
    Como a maioria dos telefones suporta até 2 antenas, o usuário talvez não perceba melhoras, independente da configuração da antena, devido às próprias limitações.
  2. Velocidade e desempenho fora da rede interna
    Atualizar APs para suportar Wi-Fi 6 melhora a rede interna, mas velocidade e desempenho em acessos externos continuam determinados pelo provedor de serviços de Internet (ISP). Assim, é mais rápido atualizar um plano de serviço do que uma infraestrutura wireless.
  3. Melhorar a funcionalidade de dispositivos não suportados
    Se todos os APs foram atualizados para modelos mais novos que suportam Wi-Fi 6, o que acontece se o desempenho da rede não melhorar? A compatibilidade do Wi-Fi 6 com padrões wireless anteriores possibilita o funcionamento dos dispositivos que não o suportem, mas sem seus recursos e benefícios.

Melhorar o desempenho da rede wireless

Embora o padrão wireless Wi-Fi 6 tenha ótimos recursos, é necessário um planejamento prévio, com uma pesquisa no local para melhorar desempenho, velocidade, cobertura e eficiência da rede wireless.

Compreender melhor o ambiente é a melhor forma de atender os usuários e levantar onde colocar os APs para cobertura ideal, suportando ou não Wi-Fi 6.

Saiba mais: What is Wi-Fi 6?

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site