As diferença entre Backbone e Backhaul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os termos backone e backhaul são elementos fundamentais na estrutura de uma rede de dados, mas de significados diferentes.

Um backbone é realmente a espinha dorsal de um sistema, sendo responsável pelo tráfego de uma grande quantidade de dados, da ordem de 100 Tbps(terabytes por segundo), geralmente entre servidores de empresas instalados em grandes distâncias uns dos outros.

O backhaul tem como função básica ligar um backbone a redes de menor porte, fazendo com que os dados que tenham sido enviados de um lugar distante cheguem até seu destino.

Assim, o backhaul é a parte que vem antes e depois do backbone, mas ambos têm estruturas independentes uma da outra.

Por exemplo, se houver um problema técnico que interrompa o funcionamento de um backhaul, a consequência será a perda de acesso a alguns sites. Porém, se a pane atingir um backbone, toda a conexão será perdida.

Simplificando:

  • Backbone – tráfego de maior quantidade de dados ou, analogamente, como se fosse uma estrada que liga uma cidade à outra, ou um estado a outro. Utiliza cabos de fibra ótica.
  • Backhaul – tráfego de menor quantidade de dados ou, por similaridade, como se fosse as ruas de uma cidade. Pode utilizar cabos de fibra óptica ou cabos de cobre.

Vantagens do backbone

A maior delas está relacionada ao fato do backbone ser escalável, propiciando mais agilidade em um processo de expansão.

Outra vantagem expressiva é a possibilidade estabelecer conexão entre duas máquinas instaladas em redes diferentes e distantes entre si, mesmo em países diferentes.

Existe também a opção de conectar não apenas equipamentos, mas redes que estão em locais diferentes.

A distância continental entre países requer o uso de cabos submarinos.

Mais uma vantagem relevante do uso de backbone se refere à durabilidade, pois seu projeto considera poucas atividades de manutenção, fazendo com que sua expectativa de uso seja por volta de dez anos, em média.

Finalmente, a alta velocidade que pode ser alcançada no tráfego dos dados oportuniza a utilização de equipamentos de alta tecnologia, além de uma conectividade mais robusta.

Vantagens do backhaul

A possibilidade de uso de cabos de cobre tem vantagem econômica para um backhaul. Além do preço menor, esses cabos requerem instalações mais simples e rápidas, podendo entregar uma taxa de transmissão da ordem de 100 Mbps (megabytes por segundo).

A manutenção do backhaul também é simples, compatível com a estrutura de cabos de cobre.

Na eventualidade da utilização de fibra óptica, o custo maior será compatível com os benefícios que forem considerados na decisão pelo uso desta tecnologia.

De qualquer forma, o tipo de fibra a ser empregado, neste caso, seria o multímodo, de custo mais baixo do que o monomodo, que é mais utilizado em backbones. Conhecer os conceitos de backbone e backhaul, suas aplicações e vantagens, deixa clara a diferença entre eles, bem como ressalta a importância de cada um na estrutura de uma rede de dados.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site