A união cada vez mais necessária do TI e TA nas indústrias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Dois players tem participação crucial nas inovações que impulsionarão o setor industrial para uma nova era de produtividade, eficiência e lucro.

– O Departamento de TI é o responsável pela inclusão e gestão dos dados do setor de produção em planilhas. Processo que é realizado off-line;

– O TA atua no controle operacional, mas sem visualizar a operação em si;

Com o passar do tempo e diante dos desafios recentes enfrentados em escala global, essa “formação” já demonstrou que não é a mais eficiente, pois desta forma, qualquer tomada de decisão se apresenta de forma lenta e, muitas vezes, desalinhada em relação à estratégia de negócios da empresa.

Desafio

A TI e a TA até falam a mesma língua, mas de maneiras diferentes e em tempos diferentes. O desafio, então, é encurtar a distância entre elas. Coloca-las para conversar frente a frente, e ao vivo. Quem participa bastante deste processo é a IIoT (Internet Industrial das Coisas), que atua na comunicação e distribuição de informações da unidade industrial através dos equipamentos, operadores e dispositivos. Outros importantes componentes são: o Big Data, onde todas as informações tramitadas serão unidas, e o Cloud, onde serão disponibilizadas.

Essa convergência, que é, basicamente, a união física e lógica das redes e operações, quando implantada com uma eficiente estrutura de segurança e controle de acessos, contribui muito para o principal ingrediente de uma tomada de decisão estratégica: a qualidade da informação.

Cenário atual/futuro

Diante de uma comunicação integrada, eficiente e protegida, o tráfego de informações ganha qualidade e consistência. Elementos que são essenciais para o processo de tomada de decisão. Um sistema integrado e online possibilita o compartilhamento de informações de forma instantânea. Qualquer dado relevante para o momento poderá ser analisado – desde o gestor até o operador – na mesma hora e em diferentes tipos de mídias. Os envolvidos e autorizados poderão ter acesso às informações através de telas, celulares, tablets, e outros meios. A visualização ainda poderá ser facilitada em forma de gráfico, apresentação ou resumo.

Há ainda, indústrias que já consideram que as área de TI e TA se tornarão uma só dentro das suas operações visando uma eficiência cada vez maior das fábricas.

Benefícios

  • Decisões estratégicas qualitativas
  • Aumento da segurança
  • Flexibilidade produtiva
  • Padronização de processos operacionais
  • Redução de custos e desperdícios
  • Economia de energia
  • Gerenciamento eficiente do risco do negócio
  • Redução de erros
  • Gestão inteligente
  • Transparência

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site