Cabos Cat5 e Cat6: descubra a diferença entre eles e acelere sua rede

Escolher o modelo dos cabos que você utilizará em sua infraestrutura de TI é uma tarefa que pode gerar diversas dúvidas.

Nesse artigo, você descobrirá quais são diferenças que os cabos Cat5 e Cat6 possuem.

Assim, poderá escolher a solução que mais se encaixa para a realidade da sua empresa.

Os cabos de categoria 5 (cat5) e categoria 6 (cat6) têm diferenças baseadas nas características:

  • Largura de banda – capacidade de transmissão de dados da rede, medida em bits por segundo (b/s). Quanto mais alta for esta largura, maior será a velocidade da conexão, ou seja, maior será o tráfego de dados na rede, num mesmo intervalo de tempo.
  • Frequência de utilização – frequência em que o cabo pode operar, expressa em MHz.
  • Crosstalk  (diafonia, em inglês) – indica o quanto um cabo é afetado por interferências eletromagnéticas.

Além destas características existem diferenças na estrutura física destes cabos, embora ambos sejam constituídos de pares de cabos trançados (TP – twisted pair, em inglês), com revestimento de matéria plástica.

Enquanto o cat5 é fisicamente formado por quatro pares de cabos trançados, o cat6 tem o mesmo número de pares, mas com uma isolação de material plástico entre eles, para diminuir a interferência entre os pares durante a operação (diminuir o crosstalk), conforme pode ser observado na figura a seguir.

Diferenças na construção dos cabos Cat5 e Cat6:

Na figura também pode ser notada outra diferença de construção: no cat6 os pares de cabos têm os pares mais trançados, mais apertados, em relação ao cat5.

No cat6, o isolamento plástico e uma “amarração” mais forte entre os pares de cabos internos são necessários devido à sua frequência de utilização, de até 250 MHz, ao passo que o cat5 trabalha com frequências de até 100 MHz.

Por causa da suscetibilidade do cat5 a ruídos, foi desenvolvido o cabo cat5e (enhanced, “aumentado”, em inglês), que apresenta cabos internos trançados mais firmemente, o que permite que sua largura de banda alcance a taxa de 1Gb/s, dependendo da distância entre os pontos de conexão de rede (de acordo com as normas técnicas aplicáveis, esta distância não pode ser maior do que 100 metros).

Esta diferença levou o cat5 praticamente ao desuso.

O cat6 apresenta uma largura de banda ainda maior que o cat5e, podendo chegar a 10 Gb/s, também de acordo com a distância dos pontos de conexão.

Esta taxa é resultado de uma trança mais firme dos cabos internos, em comparação com o cat5, e da existência do isolante plástico entre os pares de cabos, embora causando uma redução da maleabilidade e o aumento da espessura e do preço do cabo.

Para tornar possível uma frequência de operação de até 500 MHz e alcançar aplicações que não necessitem do uso de fibras óticas foi criado o cabo cat6a, de cabos internos trançados mais firmemente e mais robusto externa e internamente, no tocante ao elemento de plástico de separação dos cabos internos, conforme pode ser observado na figura abaixo.

Os cabos cat5 e cat6 podem ser encontrados nas versões UTP (Unshielded Twisted Pair – cabo de par trançado não blindado, em inglês) e STP (Shielded Twisted Pair – cabo de par trançado blindado, em inglês).

O uso da blindagem reduz o crosstalk, sendo mais indicada para instalação em locais que possuem equipamentos que possam gerar interferência eletromagnética nos cabos de rede.

De qualquer maneira, antes de escolher qual dos cabos você utilizará em sua estrutura, entenda a diferença entre cabeamento horizontal e vertical.

Com esse conhecimento, você estará seguro de qual cabo a infraestrutura de TI da sua empresa precisa.

Criamos um artigo completo sobre a diferença entre esses dois tipos de cabeamento para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Clique aqui e confira!

Além disso, também criamos o Guia de Cabeamento Completo para a sua empresa. Basta clicar nesse link para acessá-lo.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site