Você sabe o que é Single Pair Ethernet (SPE)?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ritmo veloz de evolução dos equipamentos de automação industrial trouxe a necessidade de uma infraestrutura de rede que pudesse oferecer condições técnicas favoráveis para obter o desempenho e o ganho de produtividade esperados, independente da localização dos dispositivos a serem conectados.

O pleno atendimento às necessidades da indústria qualifica o cabo SPE a ser utilizado na automação predial, extremamente numerosa, cada vez mais, nas cidades de diversos portes em todos os países.

Características dos cabos SPE

Ao fazer uso de apenas um par de fios, dentro do padrão Ethernet, a tecnologia SPE torna mais amplos os sistemas de redes locais e de cabeamento do tipo estruturado.

Com cabos mais finos em relação aos cabos de par trançado existentes com 4 pares de fios e também com conectores proporcionalmente menores, a tecnologia SPE possibilita a conexão de um grande número de dispositivos IoT às redes corporativas.

O alcance do sistema SPE é de aproximadamente 1000 metros (a uma velocidade de transmissão de 10 Mbps) e também oferece a possibilidade de condução de energia elétrica.

Aplicações

Locais de grande movimento e concentração de pessoas, como shopping centers, hotéis, centros médicos, aeroportos, terminais rodoviários e condomínios empresariais, por exemplo, podem gerar uma grande necessidade de uso de painéis de sinalização e advertência, monitores de CFTV, sensores de temperatura (principalmente depois da pandemia do Covid-19) e de iluminação, sistemas de controle de ventilação e climatização, máquinas registradoras de compras e uma infinidade de outras aplicações.

A partir da possibilidade de transmissão de energia elétrica por cabos de par trançado, tecnologia conhecida como PoE (Power over Ethernet), a evolução levou à concepção do padrão PoDL (Power over Data Lines), que assegura que a energia elétrica possa ser transmitida através de um par de cabos.

Esta aplicação para cabos SPE tem com consequência a redução de custos e também de energia.

Vantagens

As principais vantagens do uso de cabos com tecnologia SPE são as seguintes:

  • Melhoria nas condições de instalação, com destaque para a passagem de cabos em tetos – o menor volume ocupado pelo cabo SPE aliado ao menor peso influencia positivamente nos projetos de passagem de cabos neste espaço.
  • Possibilidade de transmissão não apenas de dados, mas também de energia elétrica, através do padrão PoDL.
  • O alcance maior, aproximadamente 1000 metros (a uma velocidade de transmissão de 10 Mbps), tem como consequência um custo menor de instalação e de manutenção.

A tecnologia SPE surgiu há pouco tempo e, assim como as demais componentes desta evolução técnica, se caracteriza pela rapidez e, às vezes, pela volatilidade, carecendo de maior tempo de avaliação dos benefícios que pode gerar.

Independente do tamanho do negócio da empresa, a decisão em adotar novas tecnologias passa pelo que o planejamento estratégico indica, pois a tecnologia é uma forma de tornar possíveis os planos e metas de uma organização.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site