Quando substituir os cabos de rede da sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Esta é uma decisão técnica e que precisa considerar o ambiente em que a rede está instalada.

Com a evolução tecnológica, a disponibilidade de cabeamento fica restrita aos tipos mais utilizados em indústrias ou em grandes espaços corporativos. Assim, se o cabo da rede estiver em boas condições, recebendo os cuidados básicos de limpeza e nenhum sistema exija uma velocidade maior de transferência de dados, não há necessidade de troca.

É importante considerar estes aspectos para que não seja feito um investimento desnecessário, sem grandes efeitos práticos.

Quando a rede for corporativa, é preciso fazer um estudo mais detalhado, que normalmente passa pela resposta às seguintes questões:

  • A instalação tem uma boa quantidade de cabos não mais utilizados?
  • O cabeamento de dados está no mesmo duto que os cabos elétricos? Isso somente pode ser possível com o uso de cabeamento apropriado, com a tecnologia PoE (Power on Ethernet).
  • Cabos de par trançado são utilizados para ligações entre setores que ficam em pisos ou em construções diferentes?
  • Será necessário utilizar um cabeamento estruturado, onde a integração de dados e voz é necessária, bem com a documentação da instalação?
  • O cabeamento tem muitas derivações ou emendas que foram feitas em caráter emergencial e ainda estão sendo usadas?

Estes questionamentos são relevantes para a decisão pelo uso de uma rede com cabeamento estruturado, um sistema que traz benefícios como custos menores, flexibilidade na instalação, facilidade de manutenção e poucos riscos de congestionamento, dentre outros.

Uma rede projetada, instalada e mantida dentro do conceito estruturado tem grande influência sobre o rendimento das atividades diárias e diminui a preocupação com a troca dos cabos.

Antes de consolidar esta decisão, é preciso avaliar os equipamentos e as aplicações que farão parte desta rede, sem esquecer dos sistemas de segurança e do que o planejamento estratégico da empresa definiu em relação ao seu crescimento.

Importante ressaltar que a troca do cabeamento não significa que a rede atual deverá ficar fora do ar até que a nova esteja pronta e disponível. Esta troca pode ser feita aos por etapas e é uma grande oportunidade para que os grupos de usuários sejam analisados e novamente projetados, se for o caso.

As especificações técnicas do novo cabeamento devem considerar o ritmo da evolução tecnológica atual, para que um orçamento reduzido não implique no uso de uma infraestrutura modesta e que coloque em risco todo o investimento.

Muitas vezes, equipamentos de maior valor são adquiridos para compensar a pouca eficiência do cabeamento instalado, o que não é raro, pois alguns responsáveis pela gestão dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) ignoram a importância de um cabeamento devidamente estruturado, que seja capaz de proporcionar uma taxa de desempenho compatível com os valores investidos em recursos humanos e materiais.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site