Por que você deveria usar patch panel?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma rede de dados com cabeamento estruturado tem na sua organização uma de suas características mais importantes, para que o tráfego de informações seja feito com alto nível de desempenho, com qualidade e integridade.

Uma rede de dados com cabeamento estruturado tem na sua organização uma de suas características mais importantes, para que o tráfego de informações seja feito com alto nível de desempenho, com qualidade e integridade.

Como o cabeamento estruturado segue uma padronização de rede segundo normas de segurança propostas por organizações como a EIA/TIA (Electronic Industries Association/Telecommunications Industry Association) ou ANSI (American National Standards Institute), é necessário aproveitar o máximo da capacidade de todos os seus componentes.

O ANSI e a EIA/TIA publicam normas sobre a instalação de rede em diferentes de instalações físicas, considerando suas características e requisitos para melhor aproveitamento dos usuários da rede.

Essas particularidades fazem com que o cabeamento seja distribuído por diversas rotas para garantir a comunicação entre todos os segmentos de modo eficiente e que eventuais problemas possam ser rapidamente identificados e sanados.

Dentro deste contexto, é fundamental que todos os componentes do cabeamento de rede possam não ser apenas de fácil identificação, mas também facilitem a execução das atividades de manutenção preventiva ou corretiva.

A forma como o cabeamento é distribuído e organizado influencia diretamente na integridade dos equipamentos e dispositivos que farão parte ou serão conectados à rede.

Um desses equipamentos é o patch panel, um tipo de régua com diversas portas de rede, que provê maior organização e integridade ao cabeamento de rede.

Normalmente são encontrados com maior facilidade patch panels de 12, 24 ou 48 portas, que podem ser combinados de modo a atender ao número de pontos de rede de cada segmento.

Finalidade

O patch panel é usado para permitir a ligação entre os racks e os equipamentos que são conectados à rede (cabeamento horizontal) ou permitir a interligação entre dois racks, instalados em pavimentos diferentes (cabeamento vertical).

Em ambas as situações, o patch panel recebe o cabeamento em sua parte traseira e, através da conexão a portas com conectores de rede, localizadas em sua parte dianteira, permite o uso de patch cords, que fazem a ligação a outro patch panel, que será responsável por receber o cabeamento dos pontos dos usuários da rede.

Desde que seja instalado conforme as normas aplicáveis, o equipamento permite que qualquer alteração nas conexões possa ser feita sem representar um risco para o equipamento e para a rede em geral.

Como suas portas são menos sensíveis a conexões indevidas, o patch panel oferece a possibilidade de uma manobra segura e confiável que faça parte de uma atividade de manutenção.

Com a facilidade de identificação das portas do patch panel, o remanejamento de uma estação de trabalho poder ser feita de modo seguro, sem o risco de desconexão de outro computador ou até mesmo de um servidor.

Vantagens

Algumas das vantagens que o patch panel proporciona, evitando a ligação direta do rack principal a dispositivos ou estações de trabalho, são:

  • Eficiência na organização: mesmo cabos que atendem a pontos de rede que não estejam em uso permitem a desativação e posterior ativação de modo simples e sem grandes manobras. Outro fator decorrente é a facilidade de contribuir para o levantamento do nível de utilização da rede e uma eventual porção ociosa.
  • Menor exposição do switch: com a identificação no patch panel o switch tem menor exposição a ligações indevidas, o que contribui significativamente para reduzir custos relativos à manutenção.
  • Maior eficiência na manutenção: atividades de troca ou reparo de um ponto que atende um dispositivo ou estação de trabalho pode ser feito sem que a rede toda ou grande parte dela tenha que ser desligada. Assim, apenas a porta do patch panel que atende ao ponto, objeto do reparo, pode ser desconectada.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site