Cabeamento Estruturado – Conheça os 11 principais benefícios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A definição pela rede a ser utilizada tem impacto direto em seus resultados, pois pode interferir diretamente nas atividades diárias de uma empresa. Mesmo com a grande oferta da conectividade sem fio, é fundamental que sejam analisados os requisitos da rede, especialmente seu grau de criticidade.

A definição pela rede a ser utilizada tem impacto direto em seus resultados, pois pode interferir diretamente nas atividades diárias de uma empresa.

Mesmo com a grande oferta da conectividade sem fio, é fundamental que sejam analisados os requisitos da rede, especialmente seu grau de criticidade.

Uma comunicação com alto nível de eficiência é um diferencial para empresas de qualquer porte e o cabeamento estruturado é ideal para aplicações que exigem elevado desempenho.

Os benefícios que esse cabeamento oferece facilita a opção de utilizar a conectividade sem fio, mesclando mobilidade e conexão de qualidade.

A seguir são apresentados 11 benefícios do sistema de cabeamento estruturado.

1 – Facilidade de gerenciamento

O grau de organização e a simplicidade de uso capacitam o cabeamento estruturado a se tornar um sistema eficiente para utilizar e gerenciar, dentro de uma relação custo/benefício que preserve o investimento empregado na instalação.

2 – Grau de adaptação

As características de adaptabilidade e expansão do sistema de cabeamento estruturado, que tem banda alta e de precisão, viabilizam a utilização de vários pacotes de informação e a capacidade de expansão para receber novas tecnologias.

3 – Tempo menor de inatividade

A vantagem de ser um sistema organizado faz com que o cabeamento estruturado seja de fácil identificação e concorra para a eliminação de falhas de forma mais segura e rápida, diminuindo os custos do plano de manutenção.

4 – Ótima relação custo/benefício

Um projeto adequado e uma instalação correta tornam o cabeamento estruturado um fator positivo na alocação de recursos das empresas, permitindo a execução de atividades diárias de modo rápido e eficiente, além de estar preparado para modificações que visem atender a demanda do negócio.

5 – Suporte para aplicações e equipamentos

Com a modernização do cabeamento estruturado a escalabilidade e a adaptação ao aumento da demanda das empresas oferecem um suporte apropriado para que os usuários da rede possam utilizar tecnologias de áudio e vídeo sem ser necessário um alto custo.

6 – Melhoria na flexibilidade

O cabeamento estruturado é flexível o suficiente para acomodar modificações de maneira rápida e fácil, sem extensão de seu sistema, assegurando um desempenho com características de melhoria e qualidade, para um rápido crescimento do negócio.

7 – Investimento com visão de futuro

Diferente dos sistemas de cabeamento convencionais, o cabeamento estruturado de fibra aponta para o futuro, com uma banda larga com capacidade para absorver a adaptação do ambiente para um crescimento da organização, mantendo a fidelidade dos clientes atuais e conquistando novos clientes a cada novo passo.

8 – Suporte a diversos sistemas e aplicações

Considerando que muitas empresas têm plantas em várias localidades, operações em conjunto representam um desafio, pois a reunião de sistemas e aplicações diferentes torna-se essencial.

O cabeamento estruturado de fibra é capaz de atender a essa demanda, assimilando a complexidade apresentada e oferecendo suporte para produtos como o VoIP, empregado para conferências e vigilância em modo remoto.

9 – Cibersegurança

Um sistema de cabeamento estruturado oferece condições seguras para o acesso de usuários autorizados, mitigando situações de segurança cibernética, um problema muito crítico no mundo corporativo contemporâneo.

10 – Comunicação eficiente

As redes atuais apresentam maior simplicidade devido à modernização dos sistemas de telefonia, que possibilitam interligações de qualidade com menor grau de investimento.

11 – Comunicação eficiente

Embora não seja muito conhecida a aparência dos sistemas de cabeamento estruturado é parte relevante de seu conceito, pois o simples fato de não existirem cabos de diferentes tipos e contar com uma instalação que privilegia a organização e a facilidade de uso e manutenção confere ao sistema um fator de adequação a qualquer ambiente.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site