O processo de seleção do data center: 7 pontos-chave a serem considerados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Data Center

O gerenciamento adequado de dados é o que torna os data centers um ativo valioso para qualquer porte de empresa.

Por isso, é importante considerar alguns fatores para a escolha de um data center na medida certa para as necessidades de cada empresa.

Neste artigo são apresentados os pontos-chave para que essa escolha seja a mais correta e adequada.

Conheça os serviços da Apexo relacionado a Data Center

1 – Localização

O local do data center é um dos pontos mais importantes, pois distâncias maiores podem representar economia, mas também a perda de algumas vantagens, como facilidade de realização de atividades de manutenção e atualização.

Locais que estejam sujeitos à ocorrência de desastres naturais com frequência precisam contar com uma rede elétrica de alimentação independente e estarem afastados riscos à sua segurança física.

Isso se deve ao fato de que, no caso de falha no fornecimento de energia, a parte administrativa e o data center podem não ser afetados no mesmo tempo, minimizando a quantidade de problemas a serem resolvidos nesses eventos.

2 – Confiabilidade

A redundância é outro ponto importante a ser considerado na seleção do data center, embora também deva ser levad em conta a disponibilidade de sistemas de ventilação e resfriamento.

É recomendável uma taxa de confiabilidade acima de 99% para mitigar os riscos fatais na estrutura da empresa, o que direciona a escolha para data centers de Tier 3 ou 4.

3 – Segurança

Ter um sistema de segurança adequado é fundamental para um data center, pois o armazenamento de dados e sistemas corporativos deve estar protegido contra violações externas.

A proteção deve ser não apenas contra ataques cibernéticos, mas também para evitar o acesso de pessoas não autorizadas. Além de softwares e hardwares de segurança, também câmeras e sensores de presença são itens importantes.

Independente de qual solução venha a ser adotada é imprescindível que o fator escalabilidade do data center seja compatível com as necessidades da empresa.

4 – Capacidade de serviços de rede

Há um limite da capacidade de atualização da infraestrutura de um data center. A análise da confiabilidade, da segurança e da segurança da rede vai indicar a robustez e o alcance do projeto elaborado.

O tipo de cabeamento utilizado deve considerar expansão futura, adequada aos passos de crescimento da empresa, com largura de banda compatível com as necessidades do dia a dia.

O uso de colocation, ou compartilhamento, da infraestrutura pode favorecer o uso de sistemas de energia, segurança e ventilação, além de funcionários full time, sem a necessidade de grandes investimentos.

Esse tipo de espaço também pode fornecer Circuito Fechado de TV (CFTV) e controle dos ativos de infraestrutura.

5 – Flexibilidade e Escalabilidade

Esses pontos-chave são fundamentais para empresas que seguem pelo caminho de mudança constante, como resultado de participação de diversos projetos.

O atendimento pleno a essa demanda, facilitada pelo avanço da tecnologia, representa a própria sobrevivência a empresa.

6 – Backup de emergência

Um data center  de médio ou grande porte certamente precisa contar com um sistema contínuo de energia centralizado, como forma de dispor de energia de emergência.

Com ativação automática em caso de falta da energia convencional, inclusive indicando dados de tempo e quantidade de energia de emergência disponível, esse sistema deve ser previsto, de acordo com o tipo de data center.

Do mesmo modo, um sistema de supressão de incêndio é um equipamento essencial para mitigar danos.

7 – Reputação

A reputação do data center deve ser alvo de pesquisa e análise, ainda que haja provedores ou fornecedores não sejam perfeitos.

Ainda assim, ter atenção voltada ao feedback e depoimentos de outros clientes, dá condições para a existência de uma dose maior de segurança na escolha.

Saiba mais: Data Center Selection: Key Requirements of a Data Center

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site