Descobrir o modelo certo de consumo de TI para sua empresa está cada vez mais difícil. Os modelos de negócio e o consumo de TI estão mudando rapidamente a forma como as empresas consomem e pagam pelo armazenamento de dados.
Adotar a nuvem híbrida estimulou uma demanda crescente por TI baseada em consumo como alternativa à compra e ao arrendamento.
Em resposta, muitos fornecedores passaram a oferecer modelos de preços e assinaturas de consumo flexível ou pay-per-use, que trazem economia semelhante à nuvem para o data center e para a nuvem híbrida.
O que é precificação baseada no modelo certo de consumo de TI?
O preço baseado no consumo de TI se refere a produtos e serviços com faturamento baseado no uso e cobrança pela capacidade, à medida que é consumida.
Esse modelo pode ser econômico, substituindo as altas despesas iniciais por cobranças planejadas.
Tipos de implantação e o modelo certo de consumo de TI
- Modelo de compra tradicional
A maioria das organizações mantém cargas de trabalho no local para atender requisitos de segurança, conformidade e desempenho.
Porém, o orçamento para uma infraestrutura local pode ser difícil de prever e, como os ciclos de aquisição podem ser longos, a maioria das organizações superprovisiona o armazenamento local.
- Modelo baseado em consumo (“pagamento por uso”)
É possível comprar, arrendar ou alugar um nível que equivale às necessidades básicas e, acima desse nível, pagar quando usar.
- Baseado em assinatura ou armazenamento como serviço
O modelo Storage as a Service (STaaS) considera uma capacidade básica e pagamento por uso acima desse nível.
O STaaS fornece capacidade rápida e sob demanda para um data center, onde se paga apenas pelo uso e o fornecedor cuida do gerenciamento do ciclo de vida (implantação, manutenção, crescimento, atualização e descarte).
A infraestrutura ainda reside fisicamente no data center ou em um co-location center.
É possível ganhar economia na nuvem com um modelo de preços OPEX combinado com a segurança do armazenamento local e menor sobrecarga de gerenciamento.
- Abordagem somente na nuvem
Os serviços em nuvem são prontamente escaláveis e podem ser ajustados para atender à demanda.
A implantação na nuvem pública proporciona redução dos gastos com hardware e infraestrutura local, porque também é um modelo de pagamento por uso.
No modelo perfeito baseado em utilitários, tudo é pago apenas pelo que for utilizado, com níveis de serviço garantidos, preços definidos e cobranças previsíveis.
- Abordagem híbrida
Integra uma combinação de serviços de nuvem pública, nuvem privada e infraestrutura local, com gerenciamento definido por software e portabilidade de aplicativos.
Também pode incluir preços baseados em consumo e serviços baseados em assinatura para armazenamento local.
Benefícios do modelo certo de consumo de TI flexível
- Economia da nuvem – mudar de CAPEX para OPEX
Numa época de orçamentos cada vez menores, a precificação baseada no consumo de TI permite reduzir os gastos de capital com cobranças OPEX mensais previsíveis, pagando pelo uso.
- Alinhar recursos e uso de TI
Não há provisionamento excessivo ou falta de capacidade, sendo possível alinhar os gastos de acordo à demanda.
- Ganhar agilidade
Com a TI baseada em consumo, há capacidade extra para atender quase instantaneamente às demandas.
Não há atrasos devido a longos ciclos de aquisição, sendo obter uma experiência semelhante à nuvem.
- Reduzir a complexidade de TI
O fornecedor assume o gerenciamento do ciclo de vida do armazenamento, liberando a equipe administrativa para tarefas com maior valor agregado.
Com serviços de dados consistentes no local e na nuvem, é possível melhorar a disponibilidade e evitar inatividade, ao mesmo tempo em que se reduz a sobrecarga.
- Acesso às mais recentes inovações em tecnologia
Os modelos como serviço oferecem acesso à tecnologia de armazenamento com recursos de desempenho superior, alta disponibilidade e escalabilidade.
Saiba mais: Flexible consumption business models