Introdução à IHM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

IHM é uma sigla utilizada para simplificar o termo Interface Homem Máquina. Isso quer dizer que a IHM é uma maneira de melhorar a comunicação entre os trabalhadores das linhas de produção e o maquinário utilizado.

Muito se fala em IHM quando o assunto é automação. Mas o que seria uma IHM e quais os motivos para investir nessa tecnologia?

O que significa IHM?

            IHM é uma sigla utilizada para simplificar o termo Interface Homem Máquina. Isso quer dizer que a IHM é uma maneira de melhorar a comunicação entre os trabalhadores das linhas de produção e o maquinário utilizado. A principal vantagem em relação à comunicação direta entre o trabalhador e a máquina é a adição de uma resposta visual, que simplifica a interpretação dos dados e envio de novos comandos.

O que pode ser feito através da IHM?

            Já sabemos que a IHM permite visualizar dados e enviar novos comandos, mas as possibilidades que essas duas funções trazem é que tornam tão interessante o investimento.

            A interface torna consideravelmente mais fácil o monitoramento de processos, permite a visualização direta de dados e parâmetros dos dispositivos conectados, auxilia na detecção de problemas e ainda permite o armazenamento de dados históricos, que são extremamente importantes para estudos posteriores. Todas essas ações usualmente requerem o acesso à controladores lógicos programáveis, que sem o uso da IHM são consideravelmente mais complicados de serem acessados e podem fazer uso de mais de um dispositivo de controle.

Vantagens de utilizar a IHM

            A partir do que pode ser feito pela IHM, ficam claras algumas de suas principais vantagens. Mas elas não estão restritas somente à facilidade de utilização por parte dos trabalhadores. Os dispositivos de IHM podem ainda oferecer uma série de conexões e suporte aos principais protocolos adotados na área de automação.

            Existe também uma variedade de modelos com suporte à criação de telas customizadas para facilitar a visualização das informações e até alguns dispositivos que podem executar códigos específicos criados pelo usuário. Tudo isso ainda pode ser feito com controle de acesso e segurança, limitando a manipulação do usuário conforme o nível de acesso oferecido por seu usuário e senha.

Dispositivos IHM no mercado

            Uma enorme variedade de módulos IHM pode ser encontrada no mercado brasileiro. Os valores vão desde menos de mil reais até dispositivos que custam dezenas de milhares de reais. É possível encontrar dispositivos com telas de tamanhos e resoluções diversas, modelos sensíveis ao toque, com especificações de memória e processador de diferente capacidade, portas de conexão especiais, sistemas operacionais únicos e várias outras configurações específicas.

            Também existe uma grande quantidade de fabricantes desses aparelhos. No Brasil, podemos destacar a Weg, marca internacionalmente reconhecida e com um catálogo amplo de produtos relacionados à energia e automação, além de contar com suporte e assistência local e todo seu material em português. Outras marcas de renome internacional, como Siemens, Schneider Electric e General Electric também estão presentes no mercado brasileiro com boa variedade de equipamentos e bom atendimento. Além dessas marcas, e de outras não citadas, ainda há um mercado emergente de equipamentos produzidos por fabricantes chineses, como a Samkoon, de menor custo e facilmente encontrados em lojas brasileiras.

Como escolher o dispositivo certo

            As vantagens de possuir uma IHM no ambiente industrial são claras, mas a escolha do modelo certo é essencial para que seu objetivo seja alcançado. Deste modo, ao escolher o dispositivo, atente-se às portas de comunicação disponíveis, lista de fabricantes e dispositivos compatíveis, capacidade de processamento, características da tela e também condições ambientais suportadas. Seguindo essas dicas, o potencial de melhoria na eficiência e segurança dos processos é enorme.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site