O que é a interconexão do data center, sua importância e os 4 tipos utilizados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Interconexão do Data Center

O Data Center no mundo atual é baseado em um alto grau de conectividade, com telefones, computadores, sistemas de segurança e a maioria das modernas tecnologias com conexão à internet, gerando uma grande quantidade de dados que precisam ser gerenciados em nível global.

Vários aplicativos armazenam suas informações na nuvem, um local físico onde todas essas informações são armazenadas, salvas e gerenciadas, ou seja, em um data center.

Conheça os serviços da Apexo relacionado a Data Center

O que é Interconexão do Data Center?

Inicialmente, as instalações do data center tinham sido projetadas para atender a uma função, compartimentada por recursos e para um tipo de dados. Quando uma empresa queria aprimorar seus recursos de TI, precisava construir outro data center.

A conectividade atual mudou esse modelo por meio da interconexão, uma inovação que permite a duas ou mais instalações compartilharem seus recursos e espaço de armazenamento.

Assim, se a infraestrutura de um data center falhar, outra pode assumir sua carga e continuar prestando os serviços necessários para cada empresa. Isso, porém, requer conexão física.

Saiba mais: What Is Data Center Interconnection, And Why Is It So Important?

Papel da Interconexão

A interconexão do Data Center permite que vários provedores compartilhem os recursos à sua disposição, formando um Data Center Interconnection (DCI).

Essa conexão é possível através de redes privadas virtuais (Virtual Private Networks –VPNs), cabos ópticos ou internet pública.

As duas primeiras opções oferecem às empresas alto nível de segurança e baixo risco de latência, mas com custo mais alto. Essas conexões permitem que os usuários acessem e utilizem recursos de TI de qualquer um dos DCIs da rede.

Os elementos críticos da infraestrutura, protocolo e serviços oferecidos podem fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa:

  • Distância: Para melhorar o desempenho da rede, procurar sempre uma conexão de baixa latência, o que requer data centers próximos, pois a chave para baixa latência está na distância mais curta para a conexão física e do tipo de cabo usado para essa conexão.
  • Capacidade: O fato de as conexões DCI permitirem que os data centers compartilhem carga de trabalho e espaço de armazenamento transferindo dados entre si não significa que todos tenham capacidades idênticas.
  • Segurança: Sempre uma prioridade. As violações de dados podem ser o fim de qualquer organização e é por isso que a transmissão de dados requer proteção especial, com a utilização de protocolos de criptografia com regras rígidas de acessibilidade e uso.
  • Operações: A quantidade de protocolos usados ​​em uma rede DCI é enorme, sendo necessários para garantir a movimentação rápida de dados entre cargas de trabalho e aplicativos.

Tipos de Interconexão do Data Center

  • Cross Connect (conexão cruzada) –  Link físico (geralmente um patch cord) conectando unidades separadas das instalações dentro do data center. São usadas para conectar diferentes serviços, clientes ou aplicativos e fornecem flexibilidade na infraestrutura da rede física.
  • Troca de peering: Permite a conexão entre provedores e troca de tráfego IP para benefício mútuo, evitando despesas com redes de terceiros.
  • Conectividade entre sites: Usado para estabelecer conexão de dados física ou virtual entre dois data centers para reduzir falhas de link, balancear carga e reduzir congestionamento.
  • IP combinado: Combina várias opções de conectividade de provedores para fornecer conexão única, confiável e redundante. Provedores combinados oferecem essa conexão às empresas, eliminando a necessidade de negociar com vários outros, o que ajuda a obter maior velocidade de transferência de dados.

Benefícios da Interconexão

A Interconexão do Data Center garante a segurança em uma época em que o hacking se tornou a maior ameaça à tecnologia de armazenamento e transmissão de dados, além de permitir que as empresas assegurem políticas de qualidade de serviço, garantindo desempenho em qualquer circunstância.

O DCI permite que os provedores usem seus recursos coletivamente e aproveitem recursos físicos e virtuais de outros data centers interconectados.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site