ESG – A sustentabilidade deve estar no centro de sua estratégia de Data Center

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Data Center

A transformação digital é uma pauta comum a todos os segmentos de mercado e tem os data centers como um ponto de apoio de muita importância.

A digitalização tem tornado as operações mais simples e com maior nível de eficiência, além de se apresentar como uma opção mais sustentável para todas as empresas, diminuindo a limitação a recursos e reduzindo significativamente o desperdício.

Contudo, deve ser levado em consideração que a digitalização e a sustentabilidade nem sempre conseguem estar lado a lado.

A demanda pelo uso de recursos digitais leva, invariavelmente, a um maior consumo de energia.

Segundo estudo recente da Agência Internacional de Energia, os data centers consomem por volta de 200 TWh por ano, valor que tende a aumentar de acordo com a densidade crescente de uso.

Para atender a essa demanda, que pode causar impactos ambientais, são apresentadas aqui sugestões que podem ser utilizadas para que estratégias de sustentabilidade sejam colocadas em prática.

Conheça sobre os serviços da Apexo sobre Data Center

Conscientização

Os data centers demandam não apenas energia, mas também um volume considerável de água, razões que afetam o meio ambiente e podem gerar desperdícios.

É importante levantar com exatidão a quantidade dessa demanda, verificando a Eficiência na Utilização de Energia (Power Usage Effectiveness – PUE), o uso da água e do diesel, para conhecer os recursos financeiros e ambientais consumidos a cada mês.

Esse trabalho deve seguir as orientações das normas de Gestão de Energia (ISO 50001) e Gestão Ambiental (ISO 14001), que dão suporte aos processos de melhoria contínua, de acordo com o ciclo PDCA: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Act (Agir).

Os indicadores de desempenho no gerenciamento dos data centers precisam ser divulgados, para que a transparência na gestão seja traduzida em confiança pelo mercado, preservando e conquistando clientes, além de ser parte da percepção geral pelos resultados alcançados.

Estabelecimento de metas com ousadia

Após o reconhecimento do impacto dos data centers, a definição de metas de sustentabilidade que sejam claras e mensuráveis faz parte de uma etapa muito importante.

Em outros tempos existia a dúvida entre operar de modo lucrativo ou sustentável, mas atualmente um bom desempenho ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) pode refletir em uma performance financeira adequada e bem reconhecida pelos investidores.

As regulamentações para os data centers estabelecem padrões mínimos de adequação sustentável, mas as empresas que foram as pioneiras no setor procuram elevar esses padrões para que suas metas de sustentabilidade estejam além do que se espera.

Já existem empresas com metas para uso de energia totalmente livre de emissão de carbono e com geração local, o que requer novas soluções tecnológicas, visando uma rede inteiramente livre de carbono.

Com o uso de água também deve ser utilizado o mesmo processo de estabelecimento de metas sustentáveis, compartilhamento de informações e definições de novos padrões de construção “verde”.

Metas ousadas podem ser responsáveis pela obtenção de resultados ainda melhores do que os esperados.

Inovar e colaborar

A combinação de esforços para alcançar mudanças no meio ambiente em larga escala e a criação de data centers mais “verdes” precisa da participação de todo o setor, o que hoje é uma tarefa mais fácil, levando em conta o alto grau de conectividade.

Unir inovação na busca de processos sustentáveis ambiental e financeiramente pode resultar numa intensa colaboração dos responsáveis pelo monitoramento dos data centers, gerando resultados significativos e duradouros.

Preparar o negócio para o futuro

O futuro certamente vai pertencer a negócios sustentáveis ambientalmente, estáveis quanto aos custos e que pratiquem soluções com alto grau de confiabilidade em longo prazo.

Data centers  “verdes” serão resultados de compromissos ousados, segundo uma transformação digital sustentável.

Saiba mais: Sustainability should be at the core of your data center strategy

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site