4 pontos para considerar no desenvolvimento de uma rede industrial sem fio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
desenvolvimento de uma rede industrial sem fio

O desenvolvimento de uma rede industrial sem fio vai fornecer um sinal de cobertura confiável com certeza vai gerar uma economia de tempo e de recursos financeiros em longo prazo, ao contrário de uma aquisição e implementação sem critérios.

Uma das características mais relevantes na definição de uma rede industrial sem fio é a mobilidade.

Entretanto, outras considerações devem ser levadas em conta em relação aos testes feitos nos aplicativos móveis e ao software de projeto de RF.

A realização do projeto do sistema e o teste prévio do conceito a ser adotado garantem que os dispositivos móveis dos usuários de uma determinada área irão receber um sinal com ótimo grau de confiabilidade.

Conheça mais os serviços da Apexo

Os pontos a serem considerados na definição de uma rede industrial sem fio são os seguintes:

1º Ponto no desenvolvimento de uma rede industrial sem fio

Tamanho da área de cobertura que é necessário para a aplicação desejada.

Apesar de ser algo teoricamente simples, a obtenção de sinal em todos os locais do ambiente industrial, no chão de fábrica ou na área administrativa, pode não ser uma tarefa fácil.

Dependendo das condições do ambiente chegar a um nível pleno de cobertura pode exigir um investimento maior.

2º Ponto no desenvolvimento de uma rede industrial sem fio

Um levantamento cuidadoso sobre os locais onde os dispositivos serão realmente utilizados vai gerar economia nos custos de projeto e implementação, pois nem sempre toda a área efetiva de uma indústria vai precisar de um nível de conexão muito alto.

A definição do software adequado para o projeto é fundamental para o sucesso da instalação e a redução das atividades de manutenção preditiva, preventiva e corretiva em toda a rede.

3º Ponto no desenvolvimento de uma rede industrial sem fio

Identificar o tipo de usuários da rede móvel dos aplicativos da rede e a forma como vai acontecer o roaming entre os rádios base (pontos de acesso) a serem utilizados.

A rede sem fio, que é um protocolo aberto, pode requerer uma sobreposição de cobertura sem fio, no caso de contar com usuários de muitos tipos diferentes.

4º Ponto no desenvolvimento de uma rede industrial sem fio

Após a finalização do projeto, a fase de testes é o ponto seguinte a ser considerado, pois traz seus próprios desafios.

É importante testar se a cobertura é confiável e entender que a comunicação sem fio é uma via de mão dupla, entre os usuários e os pontos de acesso.

Um dos erros mais comuns é testar e configurar um ponto de acesso de potência elevada e, na sequência, percorrer o local e monitorar o nível de sinal fornecido aos usuários.

Esse procedimento mostra apenas a densidade de sinal recebido pelos usuários da rede, mas não permite obter a quantidade de sinal que está voltando para o ponto de acesso.

Para ter uma ideia mais clara da importância de medir os dois níveis de sinal basta verificar que, um sinal de saída de um ponto de acesso de 1 W, por exemplo, tem um alcance maior do que o dispositivo de baixa potência de um usuário, normalmente da ordem de 100 mW.

O monitoramento dos níveis de sinais em ambos os sentidos, durante a fase de testes do sistema, é a única forma de elaborar um projeto de rede de comunicação sem fio de ótima confiabilidade.

Assim, é importante ressaltar algumas das considerações mais importantes no projeto e no teste de uma rede industrial sem fio:

  • Identificação da área de cobertura.
  • Utilização do software adequado.
  • Definição do dispositivo móvel que vai realizar o roaming pela rede.
  • Teste dos níveis de sinal em ambas as extremidades do sistema.

O projeto de uma rede de comunicação sem fio confiável não é uma tarefa extremamente difícil. Porém, os seus conceitos básicos de operação devem ser obedecidos em toda a implementação.

Saiba mais: Essential Guide to Industrial Wireless Network Configuration and Layout Options

Saiba mais: WiFi vs Industrial Wireless – What is the difference?

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site