Data Centers Verdes: Como tornar seu data center ecologicamente correto?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Data Center Verde

Os data centers consomem elevadas quantidades de energia, razão pela qual se tornam necessárias medidas para que esse consumo alcance uma economia significativa, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ambiental.

Muitos países ainda utilizam geração de energia com o uso de combustíveis fósseis, o que é um fator que aumenta a emissão de carbono e representa atualmente uma grande preocupação mundial.

Independente da origem, é preciso aumentar a eficiência da energia consumida pelos data centers, principalmente levando em consideração o contínuo aumento no uso da internet e do big data.

Uma das formas é avaliar a Eficiência na Utilização de Energia (Power Usage Effectiveness – PUE), que é a quantidade total de potência que um data center consome dividida pelo valor da potência usada por todos os equipamentos de TI.

A PUE é um indicador que apresenta elevado índice de confiabilidade, com possibilidade de avaliar a eficiência energética de um data center, podendo ser empregado para acompanhar o consumo de energia.

Os data centers têm recebido o rótulo de serem ambientalmente agressivos, devido ao alto consumo de energia. Somente nos Estados Unidos, representam um consumo de até 3% de toda a energia gerada.

Se os data centers fossem um país seriam o quinto maior consumidor de toda a energia do mundo.

O aumento da eficiência e a adoção de energias renováveis podem fazer uma grande diferença no setor e demonstrar que os negócios “verdes” são bons negócios.

Do ponto de vista econômico, uma análise da International Data Corporation (IDC) indica que as empresas precisam de mais de US$ 26 bilhões para alimentar e resfriar servidores em todo o mundo.

Com uma redução de 40% no consumo de energia, metade do que é avaliado ser tecnicamente possível, seria possível obter uma economia em torno de US$ 3,8 bilhões.

Segundo o relatório da IDC, a eficiência energética diminuiu seu progresso, porque depois que as empresas utilizam projetos padrão de eficiência, como o isolamento de corredores quentes e frios, ficam impossibilitadas de justificar mais investimento na melhoria da eficiência de energia.

Conheça os serviços da Apexo relacionado a Data Center

Como tornar um data center ecologicamente correto?

De qualquer modo, existem medidas que podem ser utilizadas para que um data center “ seja verde” ou ecologicamente correto:

  • Desligar servidores inativos e otimizar o uso dos demais servidores.
  • Fazer uma auditoria total da infraestrutura de TI, englobando também os no-breaks, com o uso de modelos modulares sem transformador, buscando escalabilidade e grande eficiência em carga leve.
  • Utilizar servidores que apresentem características de eficiência energética.
  • Empregar energia de alta eficiência.
  • Monitorar o uso de energia, com a verificação contínua dos servidores, para que o data center consuma apenas a energia necessária e os servidores obsoletos sejam eliminados.
  • Empregar resfriamento natural, com métodos eficazes para utilizar o ar externo, o que pode reduzir o consumo de energia em 40%.
  • Melhorar o gerenciamento de ar, para evitar que o ar quente recircule. Um bom projeto de corredores quentes e frios pode mitigar a mistura do ar quente com o ar frio.
  • Escolher um ambiente com temperaturas mais amenas, com baixa umidade e fluxo de ar eficiente.
  • Utilização de estratégias híbridas, com o emprego de energia renovável e geração de energia on-site (através de painéis solares e energia eólica).

Infraestruturas sustentáveis e energeticamente eficientes encontram desafios como regulamentações ambientais, data centers em fase de expansão e custos maiores de energia.

Assim, uma infraestrutura “verde” tem como requisito principal uma abordagem holística e não apenas relacionadas com os equipamentos de TI.

Um conceito importante a ser levado em consideração é sair dos processos tradicionais e utilizar mais criatividade.

Saiba mais: Green data centers in four steps

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site