Comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G em aplicações industriais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G

Há um interesse crescente na comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G durante integração da tecnologia sem fio em aplicações industriais.

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 é a automação contínua de práticas industriais e de fabricação tradicionais, usando tecnologia inteligente e a IoT (Internet Industrial das Coisas), RA (Realidade Aumentada), Inteligência Artificial (IA), dentre outras.

Gerenciar todas as informações que fazem parte do sistema produtivo e inteligente, em tempo real, é uma passagem, sem volta, para a indústria, rumo a uma nova fase da evolução.

A tecnologia sem fio é empregada por um grande número de dispositivos e equipamentos, nas mais diversas aplicações. Contudo, as características de seu espectro podem diminuir seu desempenho no caso de um grande número de usuários.

Assim, é um desafio acessar dispositivos wireless num ambiente industrial com muitos objetos que podem bloquear os sinais de rádio, como máquinas com peças metálicas, paredes, etc.

As tecnologias Wi-Fi 6 e 5G tentam resolver esse problema. Abaixo traremos a comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G.

Conheça mais sobre os serviços da Apexo

Comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G: Wi-Fi 6

É a mais recente geração do wi-fi, que oferece maior capacidade, eficácia, performance, qualidade e alcance.

O wi-fi 6 disponibiliza maior quantidade de conexões simultâneas estáveis, embora apresente limitações ao atendimento aos padrões da indústria 4.0, pois sua utilização é dependente da atividade e do requisito de cada usuário e de cada ambiente.

Assim, seu uso é recomendável para ambientes industriais de pequeno ou médio porte, preferencialmente indoor.

Essas limitações fazem com que seja uma solução de custo mais acessível e de implementação mais simples.

Comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G: 5G

Vai desempenhar um papel importante para assegurar a conectividade de uma série enorme de dispositivos IIoT com propriedades diversas, ainda mais porque não tem a exigência de demanda de grande desempenho no que se refere a elevadas taxas de transferência e latências curtas, mas com cobertura interna alta e consumo de energia baixo.

Assim, o 5G pode proporcionar combinação e gerenciamento da IIoT, cujo aspecto técnico indica dispositivos com pouca exigência de recursos e pequeno desempenho, fazendo com que seja indicado para ambientes corporativos de maior porte, que apresentam grande quantidade de dispositivos em funcionamento.

Wi-Fi ou 5G: Uma Comparação entre Wi-Fi 6 e o 5G em aplicações industriais

O importante é saber qual a combinação adequada para essas duas tecnologias de sem fio que podem dar pleno atendimento aos requisitos de conectividade industrial.

Dessa forma, cada uma pode dar uma contribuição diferente e mais eficaz, de acordo com as finalidades de cada projeto ou operação.

Uma estratégia que tenha característica de acesso múltiplo de forma planejada pode evitar que seja projetada uma infraestrutura de custo bem elevado, com muita complexidade e grandes riscos de segurança.

Toda decisão deve ter ações coordenadas, buscar eficiência, segurança e estar preparada para o futuro, pois a tecnologia avança rapidamente e os investimentos nesses recursos devem ser otimizados para evitar obsolescência breve.

Outro fator a ser considerado é assegurar o propósito da rede wireless a ser empregada e qual deve ser o resultado alcançado.

Para soluções com demanda por conectividade contínua, baixa latência e mobilidade, como no caso dos carros autônomos, drones e robôs, o 5G é a melhor indicação.

Além disso, o 5G pode proporcionar:

  • Monitorar, por vídeo, linhas de produção em lugares distantes.
  • Controlar linhas de produção em diferentes lugares.
  • Emitir alertas em tempo real.
  • Apoiar no desenvolvimento de sistemas na nuvem com serviço de realidade aumentada ou realidade virtual.
  • Melhorar a capacidade de atividades de manutenções preditivas e preventivas, ao ser capaz de adquirir dados em tempo real.

No caso de aplicações indoorna indústria, com grande número de dispositivos inteligentes, o wi-fi 6 é o mais indicado, notadamente pela sua facilidade de instalação (o que se traduz em um custo de manutenção menor) e menor custo.

Saiba mais: Wi-Fi 6 vs. 5G: Defining differences and the need for both

5 things to know about Wi-Fi 6/6E and Private 5G

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site