Comissionamento em plantas industriais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Comissionamento em plantas industriais

Comissionamento em plantas industriais é uma excelente alternativa para reduzir custos na etapa de construção das plantas industriais e diminuir a probabilidade de que ocorram problemas operacionais. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como este processo ocorre.

Como é feito o comissionamento em plantas industriais?

A realização do comissionamento consiste na aplicação de várias técnicas e conceitos da engenharia na execução de um projeto, a fim de verificar todos os componentes e etapas envolvidas. Na realidade, esta técnica pode ser aplicada em todas as etapas, desde o projeto até a operação, mas normalmente é realizada durante a construção e montagem de estruturas específicas.

Recomenda-se a contratação de equipes qualificadas de engenheiros, mestres de obras, técnicos e outros profissionais especialistas na área. Também é de extrema importância a existência de um cronograma de atividades para garantir que os prazos, custos e segurança, além da qualidade, estejam de acordo com o projetado.

Conheça os serviços da Apexo

Etapas do comissionamento em plantas industriais

            O comissionamento pode ser dividido em uma série de etapas, mas algumas merecem destaque:

  • Planejamento: etapa inicial para desenvolver e revisar procedimentos, organizar cronogramas de atividades e fazer ajustes necessários ao projeto. Também é usada para definir os pacotes de comissionamento a serem executados;
  • Completação mecânica: etapa de avaliação da montagem das estruturas conforme estabelecido em projeto e testes das especificações e normas específicas a cada uma;
  • Pré-comissionamento: etapa em que deve-se garantir a sinalização e proteção dos equipamentos e estruturas em teste. Ao final, deve-se constatar o perfeito funcionamento dos equipamentos;
  • Comissionamento: semelhante ao pré-comissionamento, mas neste caso os grupos de equipamentos e estruturas são testados em condições operacionais e a vazio. Ao final, deve-se constatar o perfeito funcionamento dos grupos;
  • Operação assistida: etapa final de ajustes onde a operação é avaliada no processo completo de produção através do monitoramento de parâmetros de funcionamento dos equipamentos envolvidos.

O uso de checklists é comum em todas as etapas para avaliação do cumprimento dos requisitos analisados.

Onde podemos aplicar o comissionamento em plantas industriais?

            Este processo pode ser aplicado em todos os setores industriais. Por existir uma enorme gama de atividades que podem passar pelo processo, recomenda-se a busca por equipes especializadas na área desejada de comissionamento. Destaca-se ainda que em muitos casos a realização de um comissionamento pode ser requisito para obtenção de certificação.

Importância de realizar um comissionamento em plantas industriais

            Além de ser requisito para algumas certificações e de todos os aspectos já citados na introdução deste texto, o comissionamento também pode ser visto como uma forma de manutenção preventiva. Isso se deve ao fato de que durante o comissionamento é possível encontrar e evitar problemas que poderiam passar despercebidos e causar sérios problemas a médio e longo prazo. Um comissionamento bem feito também pode ajudar no controle de qualidade e aumentar a produtividade da indústria ao garantir precisão de sensores e linhas de produção, evitando assim possíveis perdas.

Como contratar e custos do serviço

            É possível encontrar empresas especializadas em comissionamento para diversas áreas com uma rápida pesquisa na internet. Como já foi dito anteriormente, as equipes delas contam com uma série de profissionais qualificados em diversas áreas para realização desse processo, o que pode levar o serviço a ter um alto custo. Deve-se ainda levar em conta ao contratar o serviço os custos relativos ao tempo com os sistemas em testes e o consumo de material para a realização destes.

            Não é fácil estimar um preço para o serviço sem conhecimento da indústria a ser comissionada. A quantidade e complexidade de equipamentos e processos envolvidos serão os fatores determinantes, mas esteja praticamente certo que o custo de um comissionamento bem feito é bem menor que o de um projeto mal feito.

Saiba mais: What Is Plant Commissioning, Exactly?

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site