Cabeamento para CFTV: tudo o que você precisa saber

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cabeamento para CFTV

O Cabeamento para CFTV é um Circuito Fechado de TV que capta um vídeo, por meio de câmeras, e transmite para um equipamento que pode fazer o monitoramento e também a gravação da imagem e áudio, de acordo com o sistema disponível.

As câmeras conseguem captar não somente o vídeo do ambiente onde foram instaladas, mas também o áudio, de acordo com o tipo de câmera que for utilizado.

Conheça os serviços da Apexo relacionado a Cabeamento Estruturado

A gravação pode ser feita por:

  • DVR (Digital Vídeo Recorder) – grava em formato digital o que foi obtido por meio analógico.
  • NVR (Network Video Recorder) – grava imagens obtidas por câmeras digitais.
  • HVR (Hybrid Video Recorder) – pode ser utilizado com câmeras analógicas e digitais.

Todas essas funções podem ser exploradas em sua totalidade se o meio de transmissão via cabo tiver sido selecionado, de acordo com a finalidade do sistema CFTV e das características do ambiente de instalação.

A transmissão sem fio (wireless) não é utilizada em grande escala e requer o emprego apenas de câmeras digitais.

Cabeamento para CFTV

Os cabos para CFTV podem ser coaxiais, de par trançado e de fibra óptica, principalmente.

Os cabos coaxiais servem para uso com câmeras analógicas. Apesar de apresentar uma tendência de queda, o custo baixo ainda é um fator a ser considerado e concorre para a escolha desse tipo de cabo.

Os cabos de par trançado UTP (Unshielded Twisted Pair – Par Trançado não Blindado) passaram a ser utilizados desde que, no final dos anos 1980, uma empresa americana trouxe a ideia do uso desses cabos em sistemas CFTV.

A possibilidade de usar até quatro câmeras logo fez com que os cabos de par trançado tivessem aceitação cada vez maior, ainda mais que podem trabalhar com câmeras analógicas e digitais em um mesmo sistema.

A dificuldade encontrada foi a impedância, pois os cabos UTP têm 100 ohms e os cabos coaxiais, nas saídas das câmeras e nas entradas dos equipamentos de monitoramento/gravação, têm 75 ohms.

Esse problema foi contornado com o uso de balun, que faz o casamento das impedâncias do sistema, evitando a perda de retorno.

A principal finalidade do balun, contudo, é fazer a conversão de um sistema balanceado (de par trançado) para um sistema não balanceado (cabo coaxial).

Assim, mesmo não tendo blindagem, o cabo UTP não sofre interferências no sistema, pois o envio do sinal por esse meio é feito de modo invertido, fazendo com que os campos magnéticos resultantes se anulem, evitando a interferência nos equipamentos utilizados no sistema.

Os cabos de fibra óptica são recomendados para instalações que apresentam distâncias significativas de transmissão ou em caso de tráfego mais intenso.

Dependendo do tipo de câmera a ser utilizada no sistema, pode ser necessário o uso de um conversor de mídia.

A escolha do tipo de cabo deve levar em consideração o objetivo do sistema CFTV, bem como os custos envolvidos e a infraestrutura adequada ao ambiente de instalação e que torne possível a expansão.

Cabeamento Estruturado para CFTV

A organização do cabeamento, sua rápida identificação e a confiabilidade fazem do cabeamento estruturado uma escolha segura para a instalação de um sistema de CFTV, com qualidade de imagem e áudio.

As opções de instalação são a analógica (mais utilizada, embora limitada), a digital (de alta qualidade) e a de tecnologia IP (Internet Protocol).

Os equipamentos que usam IP compensam seu custo mais elevado com as vantagens e a simplicidade na instalação, principalmente em uma rede de cabeamento estruturado.

Por isso, um sistema de cabeamento estruturado pode também ser utilizado para CFTV, em conjunto com os demais sistemas.

Saiba mais: Wiring a CCTV System, Pulling Cables – Best Practices

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site