Adeus Mundo VUCA, bem vindo Mundo BANI – Saiba o que mudou

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Criar acrônimos é reunir as letras iniciais de palavras para formar um significado.

Foi assim que surgiram o mundo VUCA, na década de 1990, e o mundo BANI, mais recentemente.

O mundo VUCA aparece

Novembro de 1989. Depois de 28 anos, cai o muro de Berlim, reunificicando a Alemanha e começando uma nova era, um novo mundo, repleto de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, inclinado a mudanças.

Para marcar este novo contexto de alcance mundial, os militares norte-americanos, já uma força expressiva à época, usaram o acrônimo (ou a sigla) VUCA:

  • Volatility (Volatilidade) – no começo dos anos 90 até hoje, o mundo experimentou rápidas mudanças, momentos de turbulências, de onde surgiram novas empresas, novos consumidores, num mercado internacional fortemente dinâmico – repleto de volatilidade.
  • Uncertainty (Incerteza) – impossibilidade de fazer previsões firmes, fruto da dificuldade de entender os acontecimentos e estar sujeito a ficar obsoleto da noite para o dia – um clima de incerteza.
  • Complexity (Complexidade) – com uma gama imensa de possibilidades, há muito a ser considerado antes que uma decisão possa ser tomada.

Para os negócios, principalmente, o equilíbrio é tênue e com muitas variáveis, como uma teia de aranha – aqui predomina a complexidade.

  • Ambiguity (Ambiguidade) – falta de clareza e informações incompletas ou contraditórias são componentes de quadro com mudanças constantes e rápidas.

Não há respostas ideais, mas a possibilidade de ganhar ou renunciar, proliferando a formação de grupos de interesses distintos – um terreno adequado para a ambiguidade.

Chega a vez do mundo BANI

O ambiente carregado de consequências do mundo VUCA, o que era instável agora é caótico, o difícil de prever chega à imprevisibilidade, a incerteza fica mais forte e a ambiguidade torna-se incompreensível.

O mundo fica frágil, ansioso, não linear e incompreensível – fica BANI:

  • Brittle (Frágil) – exposição a acontecimentos diversos, empresas de estrutura fraca podendo desaparecer drasticamente tão rápido quanto surgiram. A pandemia da Covid-19 deixou clara a grande característica do mundo – a fragilidade.
  • Anxious (Ansiedade) – num ambiente frágil e com mudanças acontecendo cada vez mais rápido, o tempo voa, algo novo pode surgir no próximo instante e trazer grandes problemas – o mundo se veste hoje com a roupa da ansiedade.
  • Nonlinear (Não-linearidade) – a abrangência das decisões tomadas, pequenas ou grandes, pode ter alcance inesperado. O mundo contemporâneo não utiliza o conceito de conectividade em suas ações, inviabilizando qualquer planejamento de prazo mais longo– não há uma direção, prevalecendo a não-linearidade.
  • Incomprehensible (Incompreensível) – todos procuraram uma resposta, uma nova explicação e, mais ainda, de fundamentos que agradem ideias que podem ser desconexas.

O que antes não era importante, hoje pode ser. O que não interessava, pode interessar – tudo isso é incompreensível.

Não há certeza se o mundo VUCA acabou ou o mundo BANI, evolução ou retrocesso, está completamente estabelecido, ou se ambos coexistem.

O fato é que o mundo agora é mais BANI do que VUCA. Para as empresas, seja qual for a resposta, a saída é a cultura da inovação, que absorve novidades e consegue conviver com elas.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site