6 start-ups de IOT e cidades inteligentes para ficar de olho em 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Internet das Coisas (IoT) é a conexão digital de objetos físicos. Desde objetos comuns e cotidianos, dispositivos tecnológicos e até grandes ferramentas industriais, as “coisas” são incorporadas a softwares e sensores (entre outras tecnologias) com o propósito de transmitir e receber dados de outros dispositivos através da rede.

O conceito de cidade inteligente é um ambiente funcional, conectado, inovador e sustentável. E com a presença de muitos robôs, claro. Alguns projetos já estão apresentando evoluções consideráveis que prometem antecipar o futuro.

Abaixo, reunimos algumas start-ups com os projetos mais interessantes para dar atenção. Vamos aos nomes:

Numina

Diretamente envolvida no ramo das smart cities, essa start-up atua no planejamento urbano, mais especificamente no tráfego de pessoas. Cocriada em 2014 por Tara Pham, a empresa com base em Nova Iorque já atua em 25 cidades ao redor do mundo. A Numina usa alta tecnologia e inteligência artificial para monitorar a movimentação das ruas. Os dados viram um modelo digital que garante a privacidade dos indivíduos. A missão da start-up é melhorar a mobilidade das cidades, além de criar cidades inteligentes amigas de todos os meios de transporte. Carros, bicicletas, pedestres e transporte público, tudo é levado em conta.

Diligent Robotics

A empresa foi fundada por duas mulheres, em 2017, e desde então vem sendo destaque no desenvolvimento de inteligência artificial na área dos cuidados médicos. A intenção das americanas Vivian Chu e Andrea Thomaz é a criação de robôs que auxiliem nas tarefas paralelas ao cuidado do paciente, dando mais tempo e conforto ao profissional que atua mais próximo. A empresa já teve sucesso na criação da Moxi, uma robô que atua com muita eficiência nos hospitais do Texas.

Videonetics

Fundada na Índia, em 2008, pelo empreendedor Tinku Acharya, a start-up atua na área de vigilância. A empresa desenvolveu uma plataforma que utiliza Aprendizagem Profunda e Inteligência Artificial para aumentar a qualidade da vigilância de qualquer instalação ou cidade. Os sistemas de filmagem e identificação de alta tecnologia já estão sendo usados em mais de 130 cidades e 100 empresas, incluindo aeroportos de grande porte.

WooBloo

Essa start-up da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi criada em 2017 pelos irmaõs Sirisha e Sandeep Gondi e tem a intenção de revolucionar os itens domésticos. A tecnologia da WooBloo tem base na Internet das Coisas e Inteligência Artificial e promete criar itens inteligentes e funcionais que terão o poder de substituir até 10 outros pela casa. Seu primeiro produto já foi lançado e se chama Smash, um projetor inteligente, portátil, que conecta qualquer serviço de streaming ou vídeo e projeta na parede da casa.

EQuota Energy

Focada na sustentabilidade desde 2014, a chinesa Equota Energy atua na análise de dados para grandes parques industriais e instalações de grande porte. Através de muita inteligência artificial, IoT e Big Data, a empresa monitora o consumo de energia das instalações de modo a melhorar a eficiência da operação e reduzir custos. A criadora, Chunguang Charlotte Wang viu sua start-up receber investimentos de grandes multinacionais, como a Shell e o Asian Development Bank. A aplicação da inteligência artificial da Equota Energy já está sendo aplicada, também, nos prédios comerciais de Shangai.

Human First

No ramo de Homecare (cuidados em domicílio) a empresa usa alta tecnologia para monitorar os pacientes tratados em casa. O objetivo é auxiliar os médicos à na disponibilização de informações médicas do paciente, como batimentos cardíacos, horas de sono, pressão e qualquer outra informação relevante. Cofundada em 2017 por Andy Coravos, a start-up tem a participação de diversas empresas de investimento em seu capital.

É tudo muito interessante e futurístico. Vale a pena acompanhar as evoluções destas start-ups e diversas outras, que trazem muita inovação por todo o planeta.

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site