3 dicas para identificar os melhores fornecedores para o seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fornecedores

Um dos fatores chave para que uma empresa opere de forma eficiente e lucrativa é encontrar fornecedores adequados para suprirem as suas necessidades. E, depois da eclosão da pandemia de Covid19, parece que temos um fator extra que tornou esta atividade ainda mais complexa: encontrar fornecedores que tenham em estoque os produtos que as empresas procuram.

A crise na cadeia de abastecimento provocada pela pandemia fez com que muitos materiais e insumos ficassem literalmente em falta no mercado e, para não interromperem suas operações, as empresas estão sendo obrigadas a fazer um esforço extra para encontrar os melhores fornecedores.

Neste artigo vamos listar algumas dicas de como encontrar o melhor (e mais adequado) fornecedor para a sua empresa em tempos de crise.

Conheça os serviços da Apexo

Entenda as várias categorias de fornecedores e busque a melhor opção para a sua empresa

Os fornecedores estão divididos em 4 categorias, que são: fabricantes, distribuidores, importadores e artesãos ou fornecedores independentes. Comprar diretamente dos fabricantes ou seus representantes geralmente é a primeira opção pela possibilidade de reduzir custos. Mas, no cenário atual de escassez de produtos, optar por distribuidores pode ser uma decisão mais acertada: apesar de mais caros, eles contam em sua carteira com produtos de diversos fabricantes e mantêm estoque para atender seus clientes.

Nesse caso, o risco de ficar desabastecido é reduzido. Importadores também envolvem valores mais altos em função das taxas envolvidas, mas não deixam de ser uma opção. Fornecedores artesãos devem ser considerados somente se o material que a sua empresa procura não exija uma grande escala de produção, ou seja, seja uma compra de baixo volume.

Antes de qualquer negociação, avalie o histórico dos fornecedores

Avaliar o histórico de um fornecedor antes de iniciar uma negociação é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Ele atendeu outras empresas do seu setor de maneira eficiente? Cumpriu os prazos e demais requisitos acordados? Ele conta com a estrutura necessária para entregar o que a sua empresa precisa? Tem capacidade financeira e produtiva para atender seu pedido? Mais do que pesquisar e perguntar, não esqueça de pedir evidências.

Verifique se o fornecedor é consistente

Não basta identificar que um fornecedor é capaz de entregar um material de qualidade, dentro do prazo acordado e com o atendimento de todos os demais padrões acordados. Para que uma sua empresa não sofra nenhum tipo de impacto negativo na sua operação, ele também deve ser capaz de garantir o cumprimento de todos esses requisitos com consistência. Sem consistência será impossível construir uma relação de confiança e que traga segurança e tranquilidade para a sua empresa.

Saiba mais: Choosing suppliers for your business

NEWSLETTER APEXO EDU

Cadastre-se agora e recebe as últimas novidades sobre o mercado de tecnologia e Infraestrutura 

Descubra como as principais marcas já estão aplicando o 5G nas indústrias.

Nós usamos cookies para garantar a melhor experiência em nosso site